Outubro rosa, mês dedicado à saúde preventiva das mulheres

A seccional e as subseções da OAB Paraná começam o outubro rosa com um apelo para que todas as mulheres façam o autoexame mensalmente, a mamografia anual ou semestral, dependendo da faixa etária, e marquem consultas médicas periódicas. A Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Paraná (CAA-PR) subsidiará exames de mamografia para advogadas e dependentes estatutárias durante todo o mês, com valores de abatimento de, respectivamente, R$ 65 e R$ 50. A Caixa também está estimulando seus delegados a estabelecer convênios com clínicas e hospitais das regiões em que atuam. A diferença entre o valor da consulta e o subsídio deve ser paga pela advogada ou dependente diretamente à clínica ou hospital conveniado.

O exame preventivo salva vidas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, com a detecção precoce, proporcionada pelo cumprimento à risca das medidas preventivas, as chances de cura do câncer de mama superam os 90%. O conceito do outubro rosa começou a surgir em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen For The Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, os lacinhos passaram a simbolizar a luta contra o câncer de mama mundo afora. Atualmente, monumentos globalmente conhecidos — como a Torre Eiffel, em Paris, e o Cristo Redentor, no Rio — recebem iluminação rosa durante todo o mês de outubro. As sedes da OAB Paraná e diversas subseções também exibem a iluminação especial desde o início do mês, como forma de lembrar às mulheres sobre a importância do autocuidado. Outras ações de esclarecimento e alerta também estão previstas.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, acontecerão diversas ações. Entre elas, uma live sobre prevenção do câncer de mama e cuidados da mulher e também arrecadação de leite em pó, que será destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Ibaiti

A subseção de Ibaiti vai reforçar o incentivo para a realização do exame de mamografia para as advogadas e dependentes estatutárias dos advogados. O exame é parcialmente subsidiado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR).

Guarapuava

A OAB Guarapuava, por meio da Comissão da Mulher Advogada, promove neste outubro rosa o projeto “Doe lenço e maquiagem – espalhe autoestima”, para arrecadar produtos que serão doados a uma entidade assistencial de apoio a pessoas com câncer.

Telêmaco Borba

A subseção de Telêmaco Borba, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) terá uma programação online alusiva ao outubro rosa ao longo do mês de outubro. A palestra “A importância do apoio familiar na luta contra o câncer” será proferida no dia 6 de outubro, às 19h30, por Juliana Martins Queiroz Rodacowski, uma contabilista que venceu o linfoma. Outro evento já confirmado está programado para o dia 15 de outubro, também às 19h30, quando a dentista Thelma Melo Carneiro, especialista em implantodontia e harmonização orofacial e integrantes da Comissão de Direito à Saúde da subseção, falará sobre saúde bucal da mulher. As lives serão transmitidas pelos perfis da subseção no Youtube e no Facebook.

Maringá

Na OAB Maringá, a exibição de um vídeo sobre a importância da prevenção ao câncer de mama vai marcar a abertura Outubro Rosa. A subseção também programou lives com médicos, profissional da psicologia  e com um mulher que já foi vítima de câncer de mama para abordar os cuidados preventivos e os hábitos de alimentação saudável. O também também será trabalhado em podcasts e em abordagens para lembrar cada advogada de agendar sua mamografia.

Wenceslau Braz

A OAB Wenceslau Braz preparou para as 18h desta quinta-feira (1º/10), a palestra “Câncer de mama em 2020: onde estamos e para onde vamos?”, a ser proferida via Zoom pela oncologista Ana Paula Dergham, com mediação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção, Raquel Viviane Gomes Baptista. No dia 8, às 19h, também via Zoom, a palestra será sobre direito de família, com a advogada Laola Marinho de Oliveira. No dia 15, às 17h, o assunto será violência doméstica. A palestra será feita pela soldado da Polícia Militar do Paraná Aline Candeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *