PIX e Open Banking pauta debate nesta sexta-feira

As Comissões de Direito Bancário da OAB Paraná e da OAB Santa Catarina promovem no próximo dia 6 de novembro um debate sobre PIX e OpenBanking – A era do Open Finance. O evento tem início às 18h30, com as presenças dos advogados Luiz Fernando Dietrich, Lara Brito Melo, Courtnay Guimarães e Rodolfo Farias. A mediação ficará a cargo da advogada Maylin Maffini.

“O PIX, a primeira inovação a ser lançada pelo BC, é a nova TED, com a diferença de que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. O novo sistema, que poderá ser utilizado a partir do celular, promete alterar diretamente a forma como as pessoas pagam suas contas e fazem suas compras, pois elimina a necessidade de dinheiro ou de cartão de débito ou crédito. Com o uso do sistema, o custo de operação das empresas de telefonia, água e luz, entre outras, também cai, porque o PIX elimina a necessidade de emissão de boletos físicos”, esclarece o presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Paraná,Luiz Fernando Dietrich.

Já o OpenBanking, frisa Dietrich, é a inovação que fará com que o controle financeiro dos clientes de bancos, corretoras de investimento, exchanges e outros serviços estejam nas mãos dos próprios clientes e não das instituições. “Essa é a inovação mais radical, pois permitirá que os clientes tenham acesso a seus dados e histórico financeiro (hoje eles são mantidos pelos bancos) e compartilhem com qualquer instituição regulada pelo Banco Central. O consumidor deixará de ser vassalo e torna-se rei de suas operações financeiras”, pontua.

A transmissão será ao vivo, pelo youtube (twixar.me/q66T)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *