Sede da OAB Paraná ganha posto do INSS exclusivo para atendimento da advocacia

A sede da OAB Paraná, no bairro Ahú, em Curitiba, passa a ter um posto do INSS para atendimento presencial exclusivo à advocacia previdenciária. Além de fornecer senha de acesso ao Meu INSS e prestar orientações gerais, o atendimento presencial poderá mediar questões com impossibilidade de resolução pelos canais remotos. O posto foi inaugurado nesta terça-feira (26) numa cerimônia semipresencial da qual participaram representantes da advocacia previdenciária e do INSS, entre eles, o presidente substituto Alessandro Roosevelt.

O presidente da OAB Paraná enalteceu a iniciativa e o relacionamento institucional que possibilitou a implantação desse projeto. “Vejo uma sinergia de forças voltadas ao cidadão brasileiro. Nesta ação estamos procurando imprimir uma iniciativa de valorização da cidadania”, disse Telles. “Esperamos estar aqui a dar um salto no atendimento, pois quem chega ao INSS é porque está normalmente numa situação aflitiva e quem atua na área do direito previdenciário lida com questões de subsistência, muitas vezes de sobrevivência”, observou.

Alessandro Roosevelt reforçou que mais de 60% das pessoas atendidas pelo INSS recebem salário mínimo. “É um público extremamente vulnerável, a maior parte é analfabeta digital, e tem dificuldades na interpretação legal dos seus direitos. E boa parte procura um acompanhamento jurídico de um advogado constituído. Esse novo modelo visa não só atender aos anseios da OAB, mas também os do INSS, porque facilita o atendimento da população”, afirmou.

Roosevelt adiantou que a proposta de implantar postos de atendimento nas seccionais da OAB está se estendendo pelo país. A capital catarinense tornou-se, no último dia 5, a primeira cidade a contar com o novo serviço. A sede da OAB-RS, em Porto Alegre, é a próxima a ter atendimento diário do INSS.

Colaboração

Representando a Procuradoria Geral do INSS, o procurador Marcelo Gorski destacou o espírito de colaboração que se verifica entre as instituições da Justiça, para que as soluções sejam construídas. “Quem ganha é jurisdicionado, o advogado e a sociedade como um todo. Agradeço à OAB pela qualidade das instalações disponibilizadas, onde teremos um dos nossos servidores, e desejamos um trabalho o mais profícuo possível”, reiterou.

Pela advocacia se manifestaram a conselheira estadual Melissa Folmann, o advogado Leonardo Zicarelli, membro da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB, e o presidente da comissão estadual, Leandro Pereira.

“Realmente a manutenção do atendimento diferenciado aos advogados é uma conquista da advocacia que deve ser respeitada por todos os personagens do processo previdenciário em todas as suas fases, seja ele no administrativo ou judicial”, afirmou Pereira. Ele destacou que, além do objetivo de melhoria de atendimento para a sociedade, dois pontos foram importantes em todo esse processo: o dialogo interinstitucional e cuidado com todos os advogados atuantes no direito previdenciário, seja ele da capital ou do interior do estado.

“É uma satisfação atuar em mais um procedimento no qual ganham a advocacia e ganham os parceiros. Assim, tanto a OAB quanto o INSS cumprem com eficiência um dos seus objetivos que é fazer o melhor para a sociedade”, enfatizou Pereira.

Atendimento

O atendimento presencial começa nesta quarta-feira (27) mediante agendamento pelos telefones 3250-5701 e 3250-5702. O agendamento é necessário em razão das medidas de distanciamento social e prevenção contra covid-19. O atendimento exclusivo também pode ser feito pelo telefone (41) 2117-3310 ou pelo e-mail acordooab.gexctb@inss.gov.br.

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