Vice-presidente da OAB Paraná apresenta resultados do Sistema de Gestão de Qualidade

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, apresentou, durante o Colégio de Presidentes de Subseções nesta sexta-feira (4), melhorias realizadas na condução da OAB Paraná a partir de uma consultoria realizada para otimizar resultados e facilitar a comunicação. Por meio do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) a diretoria da seccional aprimorou os processos internos.

A percepção dos gestores era a de que o trabalho funciona, mas que havia falhas de comunicação interna entre setores, ocorria retrabalho em determinadas situações. Deste modo, faltava de clareza nos processos de encaminhamento e havia necessidade de mais objetividade nos procedimentos.

“Como gestores, podemos nos empenhar em transmitir para a sociedade e para a advocacia que a OAB é a instituição que mais luta pelos direitos, atendendo demandas sociais. E queremos que a Ordem seja reconhecida, por outro lado, pela advocacia pela excelência de gestão e defesa de seus interesses”, explicou Marilena.

Com o sistema SGQ, a OAB Paraná definiu a missão, a visão e a política da qualidade da seccional, que foram apresentadas aos presidentes de subseção.

Auditoria interna

Marilena explicou que houve capacitação de auditores entre os funcionários. No processo de auditoria, primeiramente, todas as equipes descreveram suas tarefas e tiveram a oportunidade de refletir sobre a finalidade de suas atividades. Depois, ocorreu a auditoria de fato, em todos os setores da OAB Paraná, inclusive a diretoria.

“Esse processo faz com que cada colaborador compreenda qual é a sua responsabilidade e assuma essa responsabilidade”, pontuou a vice-presidente da seccional.

Com a auditoria, foram identificados riscos e oportunidades, foi registrado um planejamento de mudanças, houve encaminhamento para que os gestores acompanhem as melhorias e a recorrência das inconformidades seja evitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *