Parceria entre OAB Paraná e Depen vai possibilitar digitalização de documentos com apoio da mão de obra de detentas

Documentos da OAB Paraná serão digitalizados por meio de uma parceria com o Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná. O trabalho será realizado por reeducandos que terão remuneração prevista em lei, assim como a remição de pena pelos dias trabalhados.

A OAB além de obter melhorias na rotina administrativa e economia quanto a armazenamento de processos antigos da seccional estará contribuindo para a qualificação profissional e reinserção social dos reeducandos.

O diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, destaca que a parceria trará ganhos para as duas partes. “Ficamos felizes em poder oportunizar aos reeducandos esse trabalho que resulta na remição de pena e renda. E, para a OAB Paraná, os resultados serão muito visíveis, com otimização do espaço e das operações da nossa seccional”, descreve Salomão.

“O Depen agradece o apoio da OAB ao celebrar o convênio que faz a captação da mão de obra carcerária para digitalização dos processos. Esse convênio, além de estreitar os vínculos já existentes entre as instituições, é importante para possibilitar ao interno acesso ao trabalho e ao aprendizado, o que contribui para o seu progresso e ressocialização”, diz o diretor-geral do Depen, Francisco Alberto Caricati.

A corregedora-geral do Sistema Penitenciário, Lúcia Beloni, também destaca a importância da iniciativa. “Essa parceria entre a OAB e o Depen proporciona agilização nos procedimentos administrativos da OAB e dá oportunidade de trabalho às detentas. E, mais do que uma parceria, é muito importante por possibilitar a remição de pena, o que combina com a função social da OAB, prevista na Constituição Federal”, pontua Lúcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *