OAB Ponta Grossa participa de mobilização nacional em defesa da Justiça do Trabalho

Home
| OAB Ponta Grossa participa de mobilização nacional em defesa da Justiça do Trabalho
OAB Ponta Grossa participa de mobilização nacional em defesa da Justiça do Trabalho

OAB Ponta Grossa participa de mobilização nacional em defesa da Justiça do Trabalho

A OAB Ponta Grossa, em consonância com a Seccional OAB/PR, une-se a entidades representativas e movimentos da sociedade civil no ato nacional de mobilização em defesa da competência da Justiça do Trabalho e da preservação de sua autonomia como esfera especializada do Poder Judiciário Federal. A manifestação acontece terça-feira (7 de maio), às 11h, em frente ao Fórum Trabalhista de Ponta Grossa.

A mobilização tem o apoio de diversas entidades, entre elas: a Associação da Advocacia Trabalhista de Ponta Grossa, a Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sinjutra), a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra9), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT) e a Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (ABRAT).
A iniciativa integra a campanha “A Justiça do Trabalho Existe, Resiste, Persiste”, que busca alertar sobre os riscos de enfraquecimento da Justiça do Trabalho após a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os processos relacionados ao Tema 1389, com repercussão geral.
A mobilização busca reforçar junto à sociedade civil que a Justiça do Trabalho possui competência constitucional e profundo conhecimento técnico para julgar não apenas vínculos formais de emprego, mas também relações diversas de trabalho, como as que envolvem a chamada “pejotização”. Preservar sua atuação é essencial para a proteção de direitos trabalhistas e para o equilíbrio das relações laborais em todo o país.
Desde a Emenda Constitucional nº 45/2004 e o acréscimo do dispositivo constitucional, a Justiça do Trabalho é responsável por julgar todas as ações oriundas das relações de trabalho, ampliando seu alcance para além dos vínculos com carteira assinada, com exceção dos servidores estatutários.
A OAB Ponta Grossa reafirma seu compromisso com a defesa da Justiça do Trabalho, do acesso à Justiça e dos direitos fundamentais das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site.
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.