OAB/PG participa do I Colégio de Presidentes de Subseções da nova gestão
A OAB/PG esteve presente no I Colégio de Presidentes de Subseções da nova gestão OAB/PR, realizado na tarde desta terça-feira (28/01) em Curitiba. O evento reuniu os dirigentes das 49 subseções da OAB Paraná na sala da Cidadania da Sede da Seccional.
No encontro, foram discutidas as pautas iniciais relacionadas às diretrizes da nova Diretoria, os planos e projetos da interesse da advocacia.
O encontro marcou o primeiro Colégio conduzido pelo novo presidente da Seccional, Luiz Fernando Casagrande Pereira, que destacou a importância do momento, anunciando um novo formato para as próximas edições. A proposta é dinamizar ainda mais os encontros, promovendo comunicação mais direta entre os dirigentes das subseções em prol da efetiva e eficaz atuação do Presidente em
sua Subseção.
Pautas debatidas no encontro
Entre os temas discutidos, um dos principais pontos foi a continuidade dos projetos iniciados na gestão anterior, com foco na autonomia e independência das subseções. Pereira enfatizou que o Colégio de Presidentes é um órgão consultivo da diretoria, que se reúne três vezes ao ano para tratar de questões essenciais para a advocacia do interior.
O presidente também reforçou o compromisso da nova gestão com a eficiência e a melhoria dos serviços prestados pela Ordem, garantindo um atendimento mais ágil e de qualidade para os advogados.
Destaques da reunião
Comissões e estrutura organizacional
A diretora de Comissões, Emma Palú Bueno, anunciou o lançamento do edital de composição das comissões da seccional, seguindo um modelo que visa democratizar o acesso dos advogados aos grupos temáticos. Também foi discutido o edital do Proex das Comissões, iniciativa voltada para incentivar e investir nas melhores práticas e projetos desenvolvidos pelos membros.
O novo formato da Escola Superior de Advocacia (ESA) também foi apresentado, com a proposta de ampliar significativamente a estrutura e a oferta de cursos. A ESA passará de três para mais de 30 coordenadores, distribuídos por áreas do Direito e regiões do estado, garantindo maior proximidade com as subseções e as demandas da advocacia.
Atuação institucional e prerrogativas
A nova procuradora-geral da OAB Paraná, Marion Bach, destacou o papel do cargo na atuação institucional da Ordem, especialmente junto aos tribunais, representando os interesses da advocacia paranaense. Já o diretor de Prerrogativas, Geovanei Leal Bandeira, reforçou o compromisso da seccional em defender os direitos da classe e garantir que os advogados tenham suporte em todas as situações.
O novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fernando Deneka, destacou a importância de ampliar o acesso da advocacia aos serviços oferecidos pela instituição, garantindo que os projetos cheguem a todas as subseções do estado.
Representatividade da OAB/PG
A participação da OAB/PG no Colégio de Presidentes reafirma o compromisso da Subseção com a defesa da advocacia e em prol
de melhorias para os advogados de Ponta Grossa e Carambeí. A gestão segue atenta às demandas da classe, garantindo que as decisões tomadas em nível estadual reflitam as necessidades locais.
Com um formato mais dinâmico e aberto ao diálogo, o Colégio de Presidentes se consolida como um espaço essencial para fortalecer a atuação das subseções e garantir que a voz da advocacia do interior se una à da seccional, e assim se torne única, ouvida e respeitada.