Ações da CAA-PR para atender a advocacia durante a Pandemia da Covid19

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) se destacou, mais uma vez, em sua Campanha de Vacinação contra a Gripe, antecipando-a e realizando a maior campanha de vacinação, em números proporcionais, do Brasil.  A CAA-PR adquiriu 25 mil doses que serão distribuídas em todo o estado. Em Curitiba e na Região Metropolitana, 9.577 advogados e dependentes estatutários já foram vacinados contra os vírus H1N1, H3N2 e duas cepas Influenza B. Em sistema drive-thru a campanha vem sendo elogiada tanto pela advocacia e dependentes, quanto pelos órgãos públicos, como um modelo a ser replicado pelas instituições e pela saúde pública. Nas demais regiões do Estado, a previsão de entrega das vacinas é a partir do dia 13 de abril. As informações sobre datas e locais de aplicação serão divulgadas em breve.

Apoio à advocacia

As diretorias da OAB Paraná e da CAA-PR, em conjunto com a Escola Superior da Advocacia (ESA), a OABPrev e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), lançaram um conjunto de iniciativas de apoio e solidariedade à advocacia e à sociedade. Além disso, a CAA-PR também criou um cadastro dos advogados que testarem positivo para o Covid-19 para facilitar o atendimento e o apoio para esses profissionais.

Auxílio mensal e emergencial

Os advogados regularmente inscritos na OAB Paraná podem solicitar o auxílio mensal, concedido por até 90 dias aos advogados que, por motivo de saúde, tenham tido prejuízo laboral. Outro benefício que pode entrar em cena para socorrer aqueles que forem afetados pela pandemia da Covid-19 é o auxílio emergencial, destinado a ajudar o advogado sem plano de saúde que comprove efetiva carência sócio-econômica para fazer frente a despesas imprevistas e emergenciais na área médica.

Advocacia contra a pandemia

A campanha, lançada pela CAA-PR, pela ESA, pela OAB Prev e pelo IAP, tem como objetivo destinar recursos para a aquisição de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) a serem usados por profissionais da rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quarentena Solidária

A iniciativa reúne empresários e profissionais liberais e cria uma conta corrente para ajudar os coletores de papel e materiais recicláveis de Curitiba e região metropolitana. Os recursos vão apoiar a subsistência das famílias de baixa renda. No último dia 3 de abril, foram entregues 1.200 cestas básicas a catadores de recicláveis de Curitiba e região metropolitana que estão cadastrados na Rede CataParaná.

Conectividade

As aulas presenciais dos projetos esportivos da CAA-PR foram suspensas temporariamente devido à Covid-19. Para suprir a ausência dos encontros, os coordenadores do Xadrez Legal, da Corrida Legal e do FitDance Legal criaram uma alternativa para ministrar as aulas online para os advogados regularmente inscritos na OAB Paraná.

Para o Xadrez Legal, os coordenadores criaram um grupo na plataforma online Lichess. As aulas serão ministradas nas segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h20. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site https://lichess.org/ e solicitar a inclusão no grupo Xadrez_Legal_CAA-PR.

Os professores do Corrida Legal vão realizar lives semanais no instagram @corrida_legal.pr com treinos para os advogados praticarem em casa.
Os coordenadores do FitDance Legal estão estudando algumas alternativas para transmitir lives pelo instagram. As informações serão divulgadas em breve.

Atendimento psicológico online

Para auxiliar os advogados e as advogadas paranaenses, os psicólogos do projeto Saúde Mental da CAA-PR estarão disponíveis para atendimento virtual, através do Whatsapp. Para agendamentos e mais informações, entre em contato com os psicólogos pelos seguintes telefones:

Pamella Mocelin Falleiros – CRP 08/10911 (41) 99962-4996
Raul Alves Falleiros Neto – CRP 08/11021 (41) 99671-8249

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *