Iniciativas da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência contribuem para diminuir preconceitos

Iniciativas da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná esclarecem sobre as dificuldades vividas pelas pessoas com deficiência e, com isso, contribuem para reduzir o preconceito. Um dos debates promovidos recentemente pela comissão foi inovador por ter entre os palestrantes uma pessoa surda, que fez a sua apresentação em libras, acompanhado de uma intérprete para o português.

Tiago Alves Carneiro Júnior, formado em Direito e coordenador da Organização Nacional da Diversidade Surda, consultor e defensor dos direitos dos surdos, se expressou em libras, com a tradução simultânea da advogada Erelise Vieira, integrante da comissão da OAB. “Fico feliz pela visibilidade que a OAB tem dado às capacidades das pessoas com deficiência, que podem estar presentes na advocacia e em várias carreiras jurídicas”, disse Tiago Carneiro. Ele considerou significativo o fato de o evento ter sido transmitido em duas línguas e discorreu sobre os problemas enfrentados pelos surdos no acesso à justiça.

“Nas delegacias, na Defensoria Pública, no Ministério Público, as pessoas surdas não têm como se comunicar. E nem sempre é possível levar um intérprete. Em geral, os surdos também têm dificuldade na escrita. Portanto, a comunicação é a maior dificuldade e um sofrimento. Precisamos pensar quando vai acabar essa barreira de comunicação com a pessoa surda”, destacou Tiago Carneiro.

O evento também contou com palestras da procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Goiás e ativista das causas da pessoa com deficiência, Maísa de Castro, e da advogada Bruna Osmann, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso da OAB Foz do Iguaçu. A advogada Melize Pontes foi a mediadora e a tradução em libras foi feita por Daniele Veloso.

Para a presidente da comissão da seccional, Berenice Lessa, o evento superou as expectativas.  “Foi acompanhado por interessados de várias partes do país e mesmo depois conquistou expressivo número de visualizações”, disse. A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que participou do debate, comentou que “o evento foi inovador, além de ter transmitido muito conteúdo sobre o tema”. O presidente Cássio Telles parabenizou a comissão e enalteceu o ineditismo da iniciativa durante o Colégio de Presidentes de Subseções.

O vídeo do debate está disponível no Youtube da OAB Paraná. Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *