OAB Paraná divulga resultados do XII Concurso de Fotografia

A Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná divulga nesta segunda-feira (30) o resultado do XII Concurso de Fotografia da OAB Paraná, com o tema O instantâneo do olhar pela janela. Três advogadas tiveram as fotos mais votadas pelo público pelo Instagram da seccional. A primeira colocada foi Simone Caroline Mauad, de Marialva. Em segundo lugar, ficou a foto de Jill Magnago Monteiro de Castro, de Foz do Iguaçu. E a terceira posição ficou com Raissa Cavassin Milanezi, de Colombo.

“O concurso foi readequado de acordo com o momento que estamos vivendo. Como 2020 foi um ano de disrupção, da quebra do convencional, no momento em que todos se surpreenderam com uma pandemia, foi conveniente adaptar o tema e a essência do concurso. O tema foi bem de acordo com a nossa realidade nesse ano, ou seja, como olhamos da nossa janela o que está acontecendo, o que também pode ser entendido também da seguinte forma: pelo nosso olhar, como está o mundo?”, explica a presidente da Comissão de Assuntos Culturais, Carmen Nicolodi.

As fotos foram submetidas a um júri técnico que selecionou 12 trabalhos, que então receberam a votação via rede social.

O olhar pela janela

“O concurso valoriza a arte dos advogados, não advogados que sejam fotógrafos profissionais, mas de toda a advocacia, para que mostrem como como compreenderam o tema propostos”, afirma Carmen. Ela explica que o concurso também teve um viés histórico, pois a primeira fotografia tirada no mundo foi na França, com um olhar através da janela do fotógrafo.

“O que mais me chamou atenção foi a temática abordada, principalmente neste contexto pandêmico, difícil para todos nós. Passamos a olhar dentro de nós mesmos e dentro de nossas casas, uma realidade diferente. A liberdade de voar foi o que mais me inspirou, pois ilustra a leveza e a simplicidade da vida, valorizando o que realmente importa”, conta a vencedora do concurso Simone Mauad.

A segunda colocada relata que sua intenção ao participar era divulgar o trabalho do Hospital Pequeno Príncipe, que aparece na imagem. Ela fez a foto quando seu filho foi fazer uma cirurgia lá. “Me inscrevi para divulgar o trabalho do hospital, que faz um excelente trabalho, tanto para os que têm um pouco mais de condições quanto para as pessoas com menos recursos, pois 70% do atendimento é para pacientes do SUS”, diz Jill Monteiro de Castro. Ela também elogiou a escolha do tema. “É importante, nesse momento, olhar para fora e olhar para dentro para trazer um pouco de calma”, conclui a advogada.

Raissa de Cavassin Milanezi, que ficou em terceiro lugar, ressalta a importância do concurso da OAB Paraná. “A nossa profissão é dura e uma iniciativa como essa leva os advogados a refletirem, a pensar além. Isso também mostra que a instituição valoriza a humanidade. A OAB luta pelas nossas prerrogativas, mas também mostra que considera a cultura elementar, essencial para a nossa sociedade”, diz Raissa, que pretende participar de outros projetos do tipo promovidos pela seccional.

As 12 fotos finalistas vão compor o calendário de 2021 da OAB Paraná. Confira quem são os fotógrafos e quantos votos teve cada foto:

ParticipantesCurtidas
Simone Caroline Mauad597
Jill Magnago Monteiro de Castro542
Raissa de Cavassin Milanezi461
Amanda Samways296
Laísa Maria Pereira282
Dionatan Lemes208
Herica Dias197
Dayane Corosque115
Ricardo Pontoglio100
Camila Vieira73
Karine Corrêa56

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *